terça-feira, 22 de setembro de 2009

Fim do caso Cingapura. Uns punidos pela FIA e todos condenados pelo povo


Se encerrou ontem, um dos capítulos mais nebulosos da história da Fórmula 1. O caso da armação no GP de Cingapura em 2008. Felizmente, todos receberam algum tipo de punição, seja ela pelo julgamento ocorrido pela FIA, ou pela justiça moral e ética.

Flávio Briatore foi banido do automobilismo, o que significa que ele terá que abandonar o posto de empresário de pilotos, além de não poder ter mais nenhum envolvimento na categoria. Pat Symonds, diretor de engenharia da Renault, foi suspenso por cinco anos de qualquer competição organizada pela FIA. A equipe francesa recebeu uma suspensão de dois anos, porém só irá cumprir caso cometa outra infração grave ao regulamento. Já Alonso, foi inocentado.

Esta foi à pena imposta pela Federação Internacional de Automobilismo. Nelsinho Piquet, peça chave neste caso, escapou de ser punido pela FIA por ter colaborado com as investigações, porém isto não significa que ele passará ileso.

Piquet foi julgado e condenado por um tribunal bem maior que o da FIA, ela se chama “Justiça Popular”. Onde o juiz é o povo, seja ele um diretor de equipe da Fórmula 1, ou um simples espectador de corrida, daqueles que só vêem a largada.

Para as pessoas que acompanham o automobilismo e falando num português popular, Piquet foi covarde. Pois só revelou este caso motivado pela sua saída da Renault e por sua raiva de Briatore. Agora para os chefes de equipe e quem vive da F-1, ele foi um verdadeiro dedo duro, já que tem coisas entre equipe e piloto que devem ficar guardadas para sempre e não serem reveladas aos quatro ventos dessa maneira.

Neste caso, Nelsinho Piquet teve o que queria. Proporcionou a saída de Briatore da F-1 e pode se considerar vingado por tudo que sofreu enquanto esteve na Renault, porém quanto ao seu futuro na categoria, só o tempo dirá. Tudo dependerá dele e de sua capacidade como piloto para reverter o que neste momento parece imperdoável e irreversível.

Abraços a todos, Jessica Corais

10 comentários:

Gremista Fanático 22 de setembro de 2009 15:02  

Realmente todos foram punidos, seja na pratica, seja de forma moral, mas duvido muito que o Nelsinho Piquet esteja sofrendo peso de consciencia, pode ate ter se arrependido mas quem faz o que ele fez não tem muito essa de etica não.
Grande beijo.

Saudações do Gremista Fanático

Maldita Futebol Clube 22 de setembro de 2009 15:07  

Uma pena, Jéssica! Gosto do nelsinho como piloto e seu pai foi meu ídolo! briatore sempre foi mau caráter e a renault deveria ter sido punida exemplarmente como Alonso e Nelsinho... mas, bno fundo; quero que ele dê a volta por cima... e torço para que as portas se abram novamente para ele...ok? abs, leandro

Fernando Gonzaga 22 de setembro de 2009 15:29  

olá Jessica

o Briatore foi corretamente punido, assim como os demais envolvidos, mas penso que o Nelsinho se safou desta, sendo que ele também tem culpa, por ter acatado a ordem insana de seu superior...dificilmente ele encontrará alguma equipe que o acolha depois deste episódio, ainda mais com a fama de dedo-duro...

abraço!!

Anderson Santos 22 de setembro de 2009 15:57  

Concordo com o que colocou no texto sobre o Nelsinho. Ele foi covarde em todos os momentos. Só se pronunciou sobre o assunto e denunciou a equipe depois de demitido.

Para mim, ele só volta a pilotar um F1 comprando uma vaga em equipe pequena. Começar do zero é isso. Enquanto isso, o Lucas di Grassi continua como piloto de testes e na GP2...

Adriano 22 de setembro de 2009 16:51  

Jéssica, Nelsinho fez a maior asneira que um profissional poderia fazer: é o abutre chamando a hiena de carniceira. Fez parte da palhaçada, colocou em risco a própria vida, e quando se viu em desvantagem dedurou o mentor da façanha... poderia dormir sem essa e dar a resposta nas pistas em 2010, se tivesse qualidade.

Sabe o que vai fazer? Esperar o rico e prestigiado papai comprar alguma equipe para ser o piloto principal e mostrar para que veio ao mundo, superando Nico, Vettel, Kubika, Hamilton... além dos medalhões.

Concordo com todas as palavras do seu texto e não desejo o mal ao garoto. Ele que se vire pra provar que fez o certo... mas essa eu pago pra ver.

Abraços!!

Loucos por F-1 22 de setembro de 2009 18:17  

Briatore está pagando agora por tudo que fez em sua carreira. A Beneton de 1994 existia dispositivo eletrônico escondido, fundo falso e um monte de irregularidade. Dessa vez não teve como escapar, descobriram a pilantragem e ele rodou. Vai tarde!

Já o Nelsinho sempre foi um piloto ruim neste período que esteve na Fórmula 1. Torço para que ele não retorne a Formula 1, pois manchou o automobilismo nacional participando deste escândalo.

Leandro Montianele

Leonardo Resende 22 de setembro de 2009 19:05  

Fala Jéssica,

Muito bom o post!

Concordo que no final das contas, todos saíram perdendo.

Symonds e Briatore foram justamente punidos pela FIA.

A Renault, justamente "advertida".

Alonso foi inocentado e acho que Don Fernando das Astúrias tinha mesmo que sair ileso dessa história. A idéia de bater não foi dele e nem foi ele quem cometeu o acidente. Ele simplesmente fez seu papel.

Ele sabia de tudo? Com certeza sim, mas e daí? Vai fazer o que? Se punirem o Alonso terão que punir o Schumacher por ter ultrapassado o Rubinho quando ele deu aquela freiada escandalosa na linha de chegada.

Quanto ao Nelsinho, é melhor começar a procurar vaga na Indy, Stock Car etc pq dificilmente será contratado para a F1. Eu não contrataria...

Visite também o Rio Futebol, se puder!

Grande abraço,

Leonardo Resende
Rio Futebol
http://riofutebol.blogspot.com
adm.riofutebol@gmail.com

Marcelonso 22 de setembro de 2009 20:15  

Jessica,

Briatore foi quem teve a maior punição,e merecida diga-se.
Symonds em alguns meses será esquecido,mas para um engenheiro pode significar fim de carreira todo esse tempo longe das pistas.

Nelsinho,o bebe chorão,que nem consegue amarrar o sapato sozinho deu provas de toda sua fragilidade,sua fraqueza emocional e claro sua total falta de capacidade para conduzir um F1,mas com muito dinheiro,não duvidaria nada ve-lo no grid em 2010(numa dessas de aluguel q devem vir a tona)

abraço

Denilton "Pé" 22 de setembro de 2009 23:09  

Oi jéssica!
Punição mais do que justa,apenas acho que a Renault,deveria cumprir sim,e o nelsinho também deveria ser banido do esporte,mas isso com ceteza vai,pois quem vai querer dar emprego a ele agora.
Bjs!!

Ron Groo 24 de setembro de 2009 13:21  

O titulo do post ficou perfeito!
E o texto também...
Afinal queriam caçar a cabeça do Briatore, e foi o que tiveram.

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP