terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Análise tática do jogo Manchester City 2 x 1 Chelsea

Cada torcedor tem uma mania ou hábito na hora de assistir a uma partida, são coisas simples, mas imprescindíveis na hora do jogo, seja uma camisa do time, ou uma bandeira, etc. Eu também não fujo dessa regra, mas o meu caso é um pouco diferente.

Não dispenso um lápis e um papel para anotar, além dos detalhes do jogo, a formação tática dos times. É uma mania que tinha desde pequena. Sempre achei um desperdício ficar olhando a bola numa partida, queria mesmo era saber como os times jogavam e por isso, passava horas, principalmente na escola, ou melhor, no recreio, estudando o desenho tático das equipes.

Então, depois de tantas anotações em cadernos, livros de escola (assim como está na descrição) ou numa simples folha de papel, decidi colocar meus desenhos táticos aqui no blog. Nesta estreia, escolhi o jogão entre Manchester City e Chelsea, disputado no último domingo na vitória dos Citizens encima dos Blues, por 2 a 1.

Confira abaixo, o desenho tático dos times:



O Manchester City entrou em campo com um desenho tático bastante ofensivo. Com Robinho pela esquerda, Wright-Phillips pala direita, Adebayor centralizado e Tevez, um pouco mais recuado com liberdade para atacar pelas duas pontas. Jogando assim numa espécie de 4-2-3-1.

Enquanto o Chelsea, jogava com Anelka pela direita, Drogba pela esquerda (ambos às vezes trocavam de posição) e Deco sendo o homem da ligação. A defesa tinha Essien fazendo a proteção da zaga juntamente com Ballack e Lampard pelos lados. Já nas laterais, Ashley Cole subia mais para o ataque do que Ivanovic. Os blues atuaram assim, no seu habitual 4-3-1-2.

Quando não tinha a posse de bola, Robinho e Wright-Phillips tinham a função de defender e completar assim, as duas linhas de quatro da defesa. O Chelsea também fazia a mesma coisa, só praticamente Drogba na frente enquanto os outros jogadores marcavam no seu campo defensivo.

Os Blues, desde que Carlos Ancelotti assumiu, sempre jogou com um losango no meio de campo, mas pela características do seu time que é fazer um gol e depois jogar nos contra ataques, faltou um jogador de velocidade e esta diferença foi crucial em comparação com os outros jogos. Deco, Ballack e Lampard, são ótimos atletas, mas sem dúvida rendem melhor jogando ofensivamente e não em uma retranca.

Já o Manchester City, tinha o incansável Tevez, o habilidoso Robinho e o veloz Wright-Phillips para dar mais rapidez ao ataque e assim, furar o bloqueio armado pelo Chelsea. E os Citizens jogando de maneira bastante ofensiva, mas sem se descuidar atrás, conseguiram fazer o seu papel que foi vencer o líder da Premier League por 2 a 1.

Confira abaixo, a opinião de André Renato, meu colaborador neste novo quadro e dono do blog Futebol ao Cubo:

Jogador-chave:

Man City - Com um esquema bastante ofensivo, que por vezes assemelhava-se a um 4-2-4, o papel do volante holandês Nigel de Jong foi fundamental no meio de campo, certamente uma de suas grandes partidas com a camisa do clube desde a sua aquisição, em janeiro de 2009.

Chelsea - Deco, mais uma vez, teve atuação discreta. Como é o 'enganche' entre meio de campo e atacantes, faltaram bolas em boas condições para Anelka e Drogba. Carlo Ancelotti precisa pensar com carinho se o luso-brasileiro tem lugar nesse time, especialmente com a recuperação de Joe Cole.

Abraços a todos, Jessica Corais

11 comentários:

Futebol ao Cubo 8 de dezembro de 2009 20:09  

Sabia que eu tenho uma amiga, uma irmã praticamente, que eu discuti com ela sobre essa partida? =)
O mais incrível de tudo é que tanto ela e eu quanto você e o André Renato aí temos opiniões iguais!

Está um belo post =)

carol sakurá 8 de dezembro de 2009 21:31  

Olá Jessica!

Menina,adorei seu esquema tático...rs
Nem vou falar muito,pq quem entende aqui é vc...rs
Gracinha!

Beijos!

Carol Sakurá

Chilavert 9 de dezembro de 2009 07:48  

já adicionei o link, Jessica.

Claudio Henrique 9 de dezembro de 2009 10:06  

Graças ao City, o meu United se aproximou do Chelsea e vamos tomar a liderança deles.

Abraços

Anderson Santos 9 de dezembro de 2009 19:28  

Tudo bem que eu já cheguei a imitar as jogadas com ajuda do time de botão, mas - detrne as coisas que anotava - nunca fiz o desenho tático, no máximo, o número do esquema.

Parabéns pela ideia de colocar isso no blog!

Equipe Esporte Total 9 de dezembro de 2009 22:35  

Olá Jéssica!!!

Excelente análise tática que você fez, consegui acompanhar direitinho o que você colocou no papel. Assim fica mais fácil entender o que é feito nos jogos de forma mais explicada. Pode contar comigo, estarei sempre aqui acompanhando as análises e lógico aprendendo mais com você. Sensacional...

Achei interessante na análise o papel do Tevez, pode jogar livre, caindo para os dois lados do campo e confundindo a marcação da equipe do Chelsea.

Grande beijo e até a próxima.

André Peixoto
http://www.esportetotalbh.blogspot.com/

António Pista 10 de dezembro de 2009 10:39  

Newsletter Semanal #1

Blog Águia de Ouro

O Benfica regressou à liderança, onde é coadjuvado pelo Sp.Braga, o grande golo de Saviola e a importância de chegar ao Ano Novo com 6 pontos de vantagem sobre o FC Porto, entre outros temas.

Posts Anteriores:

- Novamente Líder
- UEFA Europa League
- Na ressaca do Derby
- Derby nulo!

http://aguia-de-ouro.blogspot.com

Thiago Felix 10 de dezembro de 2009 18:26  

Análise legal...ser técnico é uma aventura, não pode pensar na tática antes de saber que tipo de material humano está a sua disposição.

Fui...

Jorge Costa 10 de dezembro de 2009 21:20  

Nossa, fantástico o seu esquema tático como se fosse numa folha de caderno.

Meus parabéns por entender o futebol tão bem.

Abraços.

www.futebolcariocaoficial.blogspot.com

Retrato na Parede 13 de dezembro de 2009 18:51  

Legal o Blog, parabéns!!

Marcela Semler 14 de dezembro de 2009 15:22  

Nossa amiga to aqui babando pelo seu post...

Não é à toa que te admiro, pois vc além de muito especial sabe demais sobre o assunto... Será que rola umas aulinhas pra Colorada aqui???? hauhauhauhaua

Parabéns pelo seu trabalho!!! Vc é maravilhosa...

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP