domingo, 23 de maio de 2010

Análise tática da final da Liga dos Campeões 2009/2010

Depois de algum tempo sem post de “Análise Tática”, eu e meu grande amigo, profundo conhecedor futebolístico, dono do Blog Futebol ao Cubo, e parceiro de quase todos os meus projetos, André Renato, decidimos juntar nossas anotações táticas da final da Champions League, entre Inter de Milão e Bayern de Munique, e colocá-las nesta matéria que você confere abaixo:


José Mourinho armou a Inter de Milão no tradicional 4-2-3-1, sem a bola, variando para um 4-2-1-3, com a posse de bola. Sua defesa era montada de maneira sólida, com uma linha de quatro e com dois cães de guarda na frente, Esteban Cambiasso e Javier Zanetti fazendo a proteção. O setor ofensivo tinha dois pontas, Goran Pandev e Samuel Eto’o, jogando nas costas dos laterais, e Diego Milito caído principalmente pela esquerda. Tudo isso orquestrado por Wesley Sneijder, armador pela faixa central do campo e autor das duas assistências.

Já Louis Van Gaal montou o Bayern num 4-4-2 mudando algumas vezes para o 4-4-1-1, dependendo da posição de Thomas Müller. Arjen Robben era um ponta bem aberto pela direita, batendo de frente com Cristian Chivu. Já pelo lado esquerdo, Hamit Altintop e Holger Badstuber foram os responsáveis pela marcação sobre Maicon e Eto’o, e com isso pouco subiram ao ataque.

Por conta disso, o que se viu em campo foi um time completamente penso pela direita, tentando explorar ao máximo a ótima fase de Robben, mas facilitando a marcação nerazzurri, pois era anular esse setor que todo jogo alemão travaria. Chivu foi preciso ao sempre acompanhar o pé esquerdo do holandês, cuja especialidade é cortar pra dentro e bater pro gol. Restava-lhe apenas a opção pelas jogadas de linha de fundo, o que forçava o uso do seu pé direito, que não é o forte.

Some-se a isso a timidez ofensiva de Philipp Lahm; nas poucas vezes em que o lateral da seleção alemã subiu ao ataque, conseguiu tramar boas jogadas de ultrapassagem com Robben. Além disso, pela faixa central, Mark Van Bommel e Bastian Schweinsteiger, que não são o ponto forte do Bayern, ainda por cima tinham pela frente Cambiasso e Zanetti.

Com o lado direito muito bem vigiado, com o lado esquerdo inoperante e a faixa central não sendo o ponto forte dos alemães, a Inter pouco correu riscos na partida e venceu por 2 a 0, conquistando assim o título.

Abraços a todos de Jessica Corais e André Renato

7 comentários:

Anderson Santos 23 de maio de 2010 20:59  

EXcelente análise! Mourinho ganhou, de novo, taticamente.

Igor Conterato 23 de maio de 2010 22:31  

Olá Jéssica, parabéns a vc e ao André Renato pela análise do jogo, no entanto eu nem concordo muito com o q se fala do Mourinho nesse jogo... acho q a superioridade da INTER era tão monstra sobre o Bayer q ele nem teve muita coisa pra mostrar... O mesmo eu já não posso dizer sobre os jogos contra o Chelsea e o Barça (ganhos pelo Mourinho mesmo)

Abraços
www.profetafute.blogspot.com

Gremista Fanático 24 de maio de 2010 08:42  

Como sempre uma perfeita analise, mas juntando Jessica Corais e André Renato até o Mourinho fica no chinelo, ta vai, o Mourinho não mas o Louis Van Gaal fica, kkkkkkkkkkk. Zoações de lado eu vi o jogo dessa maneira que voces analisaram e por isso mesmo com maior posse de bola do Bayer o resultado foi muito justo em favor da Inter que tinha Milito em dia muito inspirado. Abraços.

Saudações do Gremista Fanático

Marcelonso 24 de maio de 2010 09:18  

Jessica,

Mourinho é atualmente um dos melhores tecnicos em atividade,e as conquistas da Inter traduzem muito bem isso.
Bela análise,aplausos de pé!


abraço

Claudio Henrique 24 de maio de 2010 11:54  

A Inter deu mais uma aula de aplicação defensiva. O Mourinho tem esse poder de montar grandes esquemas táticos para anular os pontos fortes dos adversários.

Abraços

Carlos Alberto de Pinho Junior 31 de maio de 2010 22:34  

Parabéns pelo blog ! Ganhou mais um visitante assíduo .

Anônimo 15 de novembro de 2010 19:00  

agora foi para la o benitez e so apanha porrada de boas e mas equipas, MOURINHO 4EVER

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP