quinta-feira, 17 de junho de 2010

Análise de África do Sul 0 x 2 Uruguai; Argentina 4 x 1 Coreia do Sul e Grécia 2 x 1 Nigéria



Comandada pelo maestro Forlán, o Uruguai venceu com propriedade a África do Sul, por 3 a 0, no estádio Loftus Versfeld, em Pretória. Foi a primeira vitória em copas do mundo da seleção uruguaia em 20 anos. A última vez, até então, tinha sido em 1990, no triunfo por 1 a 0 sobre a Coréia do Sul.

Diante da França, o Uruguai entrou em campo com a formação 3-4-1-2, porém tinha sérios problemas na armação das jogadas. Forlán, mesmo atuando como atacante, vinha auxiliar Gonzáles pelo meio. Com isso, Suárez ficava isolado no ataque.

A solução encontrada pelo técnico Oscar Tabárez foi mexer no setor ofensivo. Tirou Gonzáles e colocou Cavani, mais um atacante ao lado de Suárez, e recuou Forlán para a armação. O resultado desta mudança foi um Uruguai muito mais objetivo e envolvente.

Dominou a partida com propriedade e saiu com a vitória merecida. Enquanto a seleção sul africana se mostrou, para surpresa de todos, uma seleção apática, nervosa e sem aquela vibração vista no empate diante do México. Uma pena e frustração para os donos da casa.


Com três gols de Higuaín, artilheiro momentâneo do mundial, a Argentina goleou a Coreia do Sul, por 4 a 1, placar que deixa a seleção de Maradona virtualmente classificada para a próxima fase do mundial.

Ao contrário da partida diante da Nigéria, este jogo não pode ser dizer que foi de completo domínio da Argentina. A Coréia do Sul, marcou e muito, principalmente na primeira etapa. Levou um gol contra de Higuaín, se abateu, sofreu o segundo com Higuaín, mas eis que aos 46 minutos, fez seu golzinho com Chung-Yong, depois de falha do zagueiro Demichelis.

Se é sabido por muitos que a defesa argentina não é tão eficiente assim, a coisa pode ainda ficar pior, já que Samuel, melhor jogador defensivo, saiu contundido aos 20 minutos do primeiro tempo e preocupa, demais, caso desfalque sua seleção nos próximos jogos.

Interessante também ressaltar que neste jogo funcionou uma característica interessante na Argentina. Que são justamente as bolas roubadas do adversário e saídas rápidas para os contra ataques. Foi desta maneira que saiu os dois últimos gols no segundo tempo, com participação de Messi, Agüero, que entrou muito bem no lugar de Tevez na segunda etapa, e Higuaín.

Muito boa exibição da seleção de Maradona, que vai mostrando que pode ir muito longe nesta Copa não apenas pela força de sua camisa, mas pela categoria e força de seus jogadores e de sua equipe.



Conhecida mundialmente pela sua defesa, mesmo que hoje não seja tão eficiente assim, a Grécia venceu, de virada, a Nigéria, por 2 a 1, e terminou com o jejum de quatro jogos em mundiais sem marcar um golzinho se quer. Os autores desta façanha, foram Salpingidis e Torosidis. Enquanto Torosidis, marcou para os nigerianos.

Este foi um dos típicos jogos onde uma atitude, ou várias. A Grécia dominava a partida diante da Nigéria, chutava, arriscava, mesmo com o gol sofrido logo aos 15 minutos do primeiro tempo. Entretanto, várias oportunidades eram perdidas.

Porém, aos 33 minutos da primeira etapa, Kaita da Nigéria foi expulso. Daí, Otto Rehhagel, não pensou duas vezes e resolveu mexer. Tirou o zagueiro Papastathopoulos e colocou o atacante Samaras. Mudando assim sua formação inicial, de 3-4-2-1, passando para o 4-4-2 variando para um 3-4-3. Com isso, a Grécia passou a ter mais volume de jogo e a pressionar ainda mais a seleção nigeriana Chegando assim, a merecida virada.

Uma vitória obtida através dos méritos da seleção grega e de seu treinador. Que soube arriscar e levou a Grécia a uma vitória inédita na história das Copas, a primeira da seleção. Já para a Nigéria, o ponto a se lamentar, foi a falha do seu goleiro Enyeama, que fez uma belíssima exibição contra a Argentina e que mesmo falhando, defendeu muito diante da Grécia. Tanto que foi eleito o melhor jogador ao final do jogo.


Nesta sexta, confira a análise de França 0 x 2 México e dos confrontos deste pela dia Copa do Mundo!

Abraços a todos, Jessica Corais

1 comentários:

Luciano 18 de junho de 2010 08:20  

Olá Jessica.
Desculpe a demora para passar por aqui, os dias tem sido corridos.
Brigadão pela visita e pelo comentário, fico feliz que tenha gostado do blog.
Também gostei muito do seu blog, muito legal ver um blog de futebol tão bem feito e escrito por uma garota(desculpe se soou machista).
Já estou seguindo, frequentarei sempre.

Grande abraço e parabéns pelo blog.

  © Blogger template 'Solitude' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP